O LinkedIn é uma rede social profissional focada em negócios, relações, conteúdos profissionais, marketing e na oferta e procura de emprego. Atualmente, é considerada a maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de utilizadores em 200 países.
Diante deste número astronómico de utilizadores, é fundamental ter um perfil de LinkedIn que sobressaia. Só assim conseguirá captar a atenção dos recrutadores e destacar-se, quando responder a uma oferta de emprego.
Conheça as nossas dicas sobre como fazer um perfil LinkedIn atrativo.
Como fazer um bom perfil de LinkedIn?
Por se tratar de uma rede social, o LinkedIn é mais do que um local onde é possível publicar o seu currículo profissional. É também uma plataforma onde pode interagir com outras pessoas, criar uma rede de contactos, publicar textos, participar em grupos, organizar eventos e aprender novas skills.
Por isso, o seu perfil e sua presença na rede não devem ser estáticos. Pense no seu perfil de LinkedIn como um portefólio dinâmico, onde as pessoas o podem seguir, acompanhar as suas atividades, conhecer a sua trajetória profissional e ler e interagir com as suas publicações.
Assim, demore o tempo que for necessário para criar um perfil atrativo, que o represente bem. Depois, vá atualizando o seu currículo no LinkedIn e alimentando a interação com os outros utilizadores.
Como devo escrever o meu título no LinkedIn para atrair recrutadores?
O título é, provavelmente, a primeira informação que um recrutador procura.
Portanto, tire partido do seu título no perfil LinkedIn. Ou seja, não o utilize apenas para informar qual é o seu cargo atual. Aproveite e acrescente palavras-chave relacionadas com a sua área profissional. Mas não exagere, pois este campo deve ser curto e conciso.
💡 Ideia: pesquise vagas na sua área de trabalho e veja quais as palavras mais usadas. Coloque o seu cargo, seguido de 3 ou 4 palavras-chave separadas por espaços. Por exemplo, um gestor na área da indústria pode ter o seguinte título: Gestor Industrial | Gestão de Produção | Management | Melhoria Contínua.
No meu perfil de LinkedIn, devo usar uma fotografia profissional ou pode ser uma informal?
A sua fotografia no perfil LinkedIn deve ter qualidade, boa iluminação e um fundo neutro. Dado que se trata de uma rede social profissional, a sua imagem deve refletir profissionalismo e sobriedade.
No entanto, em determinados setores profissionais, como as áreas artísticas, a fotografia pode ser mais informal e criativa. Independentemente disso, evite publicar uma selfie ou uma foto em que esteja acompanhado.
👉 Pode interessar-lhe: Como arranjar trabalho sem experiência profissional?
O que incluir no resumo do perfil LinkedIn, para me destacar?
O resumo (ou a secção "Sobre") é um dos elementos mais importantes e um dos campos mais visualizados de um perfil de LinkedIn. É no resumo que se vai apresentar, indicar as suas principais competências, experiências e objetivos profissionais.
Se um recrutador gostar do seu resumo, o mais provável é que a seguir explore o seu perfil. Isso aumenta a probabilidade de ser contactado.
Assim, escreva o seu resumo com cuidado e de forma inteligente. Confirme se não tem erros ortográficos ou gramaticais. E, muito importante, mantenha-o atualizado.
7 dicas para escrever um bom resumo
- Inclua as informações mais importantes sobre a sua experiência profissional, capacidades, competências e objetivos. Lembre-se de que não pode ultrapassar os 2600 caracteres. Portanto, use a sua capacidade de síntese;
- Destaque os seus pontos e capacidades fortes com verbos de ação. Exemplos: liderar, gerir, coordenar, planear, comunicar, negociar, etc.;
- Dê exemplos concretos dos frutos que as suas capacidades lhe permitiram alcançar;
- Inclua resultados quantificáveis para mostrar o impacto obtido no exercício da sua profissão;
- Indique as suas áreas de interesse, tendências que segue, ou formações que está a fazer;
- Inclua uma chamada à ação e informações de contacto. Desta forma, poderá conectar-se com mais pessoas/empresas ou ser contactado diretamente por recrutadores e empresas;
- Use palavras-chave relacionadas com a sua área profissional.
Que palavras-chave devo usar para aparecer nas pesquisas?
Uma das estratégias mais importantes ao criar um perfil LinkedIn é preencher as informações do seu perfil com palavras-chave estratégicas.
Use palavras-chave relacionadas com o seu cargo e área de atividade, tanto no título como nas secções de resumo e de experiência profissional. Deve identificar os termos mais relevantes sobre a sua área de atuação, cargos e competências, e incluí-los, de forma natural, no texto do seu perfil.
3 dicas para descobrir as palavras-chave mais adequadas ao seu perfil:
- veja quais são as palavras e frases mais frequentes nas descrições de vagas, para a sua área profissional;
- analise os perfis de outros profissionais da sua área;
- use ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Por exemplo, o Planeador de palavras-chave do Google Ads.
✅Lembre-se: um recrutador que esteja à procura de um determinado perfil vai procurá-lo através das palavras-chave relacionadas com o cargo em aberto. Os perfis que usem essas palavras-chave são os que vão aparecer nos principais resultados de pesquisa.