Ir para o conteúdo principal

PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Perfil LinkedIn: saiba como torná-lo atrativo

O LinkedIn é uma rede social profissional focada em negócios, relações, conteúdos profissionais, marketing e na oferta e procura de emprego. Atualmente, é considerada a maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de utilizadores em 200 países.

Diante deste número astronómico de utilizadores, é fundamental ter um perfil de LinkedIn que sobressaia. Só assim conseguirá captar a atenção dos recrutadores e destacar-se, quando responder a uma oferta de emprego.

Conheça as nossas dicas sobre como fazer um perfil LinkedIn atrativo.

 

Como fazer um bom perfil de LinkedIn?


Por se tratar de uma rede social, o LinkedIn é mais do que um local onde é possível publicar o seu currículo profissional. É também uma plataforma onde pode interagir com outras pessoas, criar uma rede de contactos, publicar textos, participar em grupos, organizar eventos e aprender novas skills.

Por isso, o seu perfil e sua presença na rede não devem ser estáticos. Pense no seu perfil de LinkedIn como um portefólio dinâmico, onde as pessoas o podem seguir, acompanhar as suas atividades, conhecer a sua trajetória profissional e ler e interagir com as suas publicações.

Assim, demore o tempo que for necessário para criar um perfil atrativo, que o represente bem. Depois, vá atualizando o seu currículo no LinkedIn e alimentando a interação com os outros utilizadores.  

 

Como devo escrever o meu título no LinkedIn para atrair recrutadores?


O título é, provavelmente, a primeira informação que um recrutador procura.

Portanto, tire partido do seu título no perfil LinkedIn. Ou seja, não o utilize apenas para informar qual é o seu cargo atual. Aproveite e acrescente palavras-chave relacionadas com a sua área profissional. Mas não exagere, pois este campo deve ser curto e conciso.

💡 Ideia: pesquise vagas na sua área de trabalho e veja quais as palavras mais usadas. Coloque o seu cargo, seguido de 3 ou 4 palavras-chave separadas por espaços. Por exemplo, um gestor na área da indústria pode ter o seguinte título: Gestor Industrial | Gestão de Produção | Management | Melhoria Contínua.


No meu perfil de LinkedIn, devo usar uma fotografia profissional ou pode ser uma informal?


A sua fotografia no perfil LinkedIn deve ter qualidade, boa iluminação e um fundo neutro. Dado que se trata de uma rede social profissional, a sua imagem deve refletir profissionalismo e sobriedade.

No entanto, em determinados setores profissionais, como as áreas artísticas, a fotografia pode ser mais informal e criativa. Independentemente disso, evite publicar uma selfie ou uma foto em que esteja acompanhado.


👉 Pode interessar-lhe
: Como arranjar trabalho sem experiência profissional?

 

O que incluir no resumo do perfil LinkedIn, para me destacar?


O resumo (ou a secção "Sobre") é um dos elementos mais importantes e um dos campos mais visualizados de um perfil de LinkedIn. É no resumo que se vai apresentar, indicar as suas principais competências, experiências e objetivos profissionais.

Se um recrutador gostar do seu resumo, o mais provável é que a seguir explore o seu perfil. Isso aumenta a probabilidade de ser contactado.

Assim, escreva o seu resumo com cuidado e de forma inteligente. Confirme se não tem erros ortográficos ou gramaticais. E, muito importante, mantenha-o atualizado.


7 dicas para escrever um bom resumo

  1. Inclua as informações mais importantes sobre a sua experiência profissional, capacidades, competências e objetivos. Lembre-se de que não pode ultrapassar os 2600 caracteres. Portanto, use a sua capacidade de síntese;
  2. Destaque os seus pontos e capacidades fortes com verbos de ação. Exemplos: liderar, gerir, coordenar, planear, comunicar, negociar, etc.;
  3. Dê exemplos concretos dos frutos que as suas capacidades lhe permitiram alcançar;
  4. Inclua resultados quantificáveis para mostrar o impacto obtido no exercício da sua profissão;
  5. Indique as suas áreas de interesse, tendências que segue, ou formações que está a fazer;
  6. Inclua uma chamada à ação e informações de contacto. Desta forma, poderá conectar-se com mais pessoas/empresas ou ser contactado diretamente por recrutadores e empresas;
  7. Use palavras-chave relacionadas com a sua área profissional.


Que palavras-chave devo usar para aparecer nas pesquisas?


Uma das estratégias mais importantes ao criar um perfil LinkedIn é preencher as informações do seu perfil com palavras-chave estratégicas.

Use palavras-chave relacionadas com o seu cargo e área de atividade, tanto no título como nas secções de resumo e de experiência profissional. Deve identificar os termos mais relevantes sobre a sua área de atuação, cargos e competências, e incluí-los, de forma natural, no texto do seu perfil


3 dicas para descobrir as palavras-chave mais adequadas ao seu perfil:

  1. veja quais são as palavras e frases mais frequentes nas descrições de vagas, para a sua área profissional;
  2. analise os perfis de outros profissionais da sua área;
  3. use ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Por exemplo, o Planeador de palavras-chave do Google Ads.


Lembre-se: um recrutador que esteja à procura de um determinado perfil vai procurá-lo através das palavras-chave relacionadas com o cargo em aberto. Os perfis que usem essas palavras-chave são os que vão aparecer nos principais resultados de pesquisa.

Seguro Vida Ativa

Apoio financeiro em situações de invalidez ou doença grave, não dependendo de terceiros ou de sistemas de proteção social;


Acesso a video-consultas de Psiquiatria e Psicologia, a preços convencionados;


Maior proteção para quem pratica desportos como amador.


Vida Ativa

Que tipo de experiências devo incluir no currículo de LinkedIn?


Numa palavra? Todas
. Inclua tudo: o seu emprego atual, bem como os antigos, estágios, trabalhos de voluntariado e projetos pessoais. Depois, apresente-os de forma a prender a atenção de quem visualizar o seu perfil.

Pode fazê-lo dando relevo ao seu know-how, aprendizagens, responsabilidades assumidas e funções desempenhadas. Além disso, apresente sempre os resultados alcançados com dados concretos (quantificáveis). Por fim, não se esqueça de relacionar a sua experiência de trabalho com os seus objetivos de carreira, a fim de dar coerência e propósito ao seu percurso profissional.


4 dicas para escrever a sua experiência profissional no perfil LinkedIn:

  1. use a voz ativa, pois é mais direta e fácil de entender (na voz ativa, o sujeito pratica a ação, enquanto na voz passiva, o sujeito sofre a ação);
  2. não se esqueça de usar verbos de ação e palavras-chave;
  3. não inclua informações dispensáveis ou irrelevantes;
  4. use listas para descrever as tarefas e responsabilidades exercidas. Tornam o texto mais curto e mais rápido de ler.


👉 Saiba mais:
Como fazer o currículo certo para mudar de emprego?


É importante ter recomendações no perfil LinkedIn?


Sim. As recomendações dão credibilidade ao seu perfil e aumentam a sua visibilidade. Além disso, podem ter um peso importante para os recrutadores e fazer a diferença na hora de selecionar os candidatos.

Não perca a oportunidade de pedir recomendações a contactos profissionais com quem teve boas experiências.

 

Como posso usar o LinkedIn para procurar emprego ativamente?


A ferramenta do LinkedIn para a procura de emprego é útil e fácil de usar. Basta carregar no ícone “Vagas” e pesquisar a posição que pretende e onde (incluindo o trabalho remoto). Além do mais, pode refinar a pesquisa, aplicando filtros e criando alertas que o notificam sobre novas vagas.

Outra possibilidade é ativar, no seu perfil, a opção "Aberto a novas oportunidades". Esta funcionalidade mostra aos recrutadores que está à procura de emprego e faz com que o seu perfil seja exibido em pesquisas.

Pode ainda entrar em contacto com empresas que lhe interessem e/ou recrutadores, através de mensagens diretas.

Sendo o LinkedIn uma rede social, pode publicar conteúdo e interagir com os outros utilizadores. Assim, aproveite para fazer networking, aumentando a sua rede de contactos. No LinkedIn, isso implica envolver-se em grupos relacionados com a sua atividade profissional, seguir empresas ou outras instituições na sua área de atuação e divulgar conteúdos ou artigos seus.


👉 Pode interessar-lhe:
As sete estratégias para se proteger em caso de desemprego


Como fazer a carta de apresentação para um emprego?


Por vezes, ao responder a um anúncio de emprego no LinkedIn, podem pedir-lhe que escreva uma carta de apresentação. Como é óbvio, deve ser bem escrita, estruturada e fácil de ler, usando um layout simples e leve. 

No início da carta, inclua a data e os seus dados de contacto. Comece com uma saudação (personalizada, se souber o nome do recrutador) e apresente-se brevemente, explicando as razões da sua candidatura.

Depois, destaque as suas capacidades mais relevantes para o cargo a que se está a candidatar. Refira características ou competências e dê exemplos específicos da forma como as usou em funções anteriores. Termine com um tom positivo e otimista.

Aproveite e inclua uma chamada à ação, mostrando-se disponível para uma entrevista ou quaisquer esclarecimentos necessários. No fim, assine com o seu nome e apelido.


✅ 6 dicas para escrever uma boa carta de apresentação:

  1. seja objetivo, claro e sucinto – não ocupe mais do que uma página A4, com uma mancha de texto pouco densa;
  2. pesquise o cargo e a empresa/instituição – a fim de saber que informações incluir e que capacidades e know-how deve destacar;
  3. comprove os seus resultados realce as suas competências mais fortes. Demonstre-as comexperiências e resultados;
  4. otimize a sua carta pesquise as palavras-chave relevantes da empresa e use-as quando descrever as suas competências, experiências e conquistas;
  5. use o tom correto perceba qual a linguagem e estilo da empresa/instituição e procure escrever dentro do mesmo registo;
  6. reveja sempre a carta – é essencial para evitar imprecisões e erros. 


 👉 Saiba mais: Garanta o futuro da sua carreira com formação e requalificação



O LinkedIn pode ser a sua arma secreta para evoluir e crescer profissionalmente. Se valoriza a sua segurança e bem-estar ­financeiro, então o seu trunfo é o
seguro Vida Ativa da Generali Tranquilidade. Se o inesperado acontecer, como uma doença grave ou invalidez, terá direito a uma indemnização 10 vezes maior do que em situação de morte.

O Vida Ativa dá também acesso a consultas online de psiquiatria e psicologia, na rede MindCare,de medicina geral e familiar, de medicina interna e consulta do viajante, disponíveis todos os dias, 24h. 

Esclareça todas as dúvidas sobre o seguro Vida Ativa,com o Agente Generali Tranquilidade mais perto de si, ou entre em contacto connosco via WhatsApp ou assistente virtual.


SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

beneficios-sociais-nas-empresas-o-que-os-colaboradores-mais-valorizam-1

PRODUTOS FINANCEIROS


Escolha o seu caminho de poupança e de investimento




SABER MAIS
vidatranquila horizontal

QUAIS OS DIREITOS E DEVERES DO TRABALHADOR-ESTUDANTE?

SABER MAIS
os direitos e deveres dos trabalhadores