3. Teste o seu website
Se faz muitas vendas online, é essencial que o seu website consiga lidar com o aumento do tráfego. Existem diversos serviços gratuitos disponíveis que lhe permitem testar o seu website, tais como o k6, o pingdom e o testwithgoogle.
4. Calcule o tempo de envio das encomendas
Esta é uma importante dica para o seu negócio. Seja para garantir o seu stock ou que os seus clientes recebem os presentes a tempo, não se esqueça de que os envios pelo correio nesta altura podem ser mais demorados.
Calcule o período de espera mais longo antes do Natal e aconselhe os seus clientes a encomendarem antes dessa data – não os quer insatisfeitos por não terem recebido as compras a tempo do Natal!
5. Destaque-se com uma montra apelativa
Contribua para o ambiente vibrante das ruas no Natal. Enfeite a sua montra com uma decoração festiva e apelativa, seja original, ousado, criativo. Faça com que os transeuntes parem para admirar a sua montra e, depois, entrem na sua loja.
6. Organize um evento que estimule as compras de Natal
Se vende utensílios de cozinha, porque não oferecer uma aula de cozinha natalícia? Se está no negócio da moda, porque não disponibilizar um serviço de aconselhamento gratuito para trajes de festa? Os eventos promocionais que incluem reduções de preços costumam ter impactos positivos sobre as vendas a curto prazo - exatamente o que se pretende na época natalícia.
7. Entusiasme os seus colaboradores
Funcionários entusiasmados fazem toda a diferença. Estimule o espírito natalício oferecendo-lhes regalias relacionadas com a época. Além disso, não se esqueça de os recompensar pelo bom trabalho com os clientes.
8. Ofereça embrulhos de Natal bonitos
Muitas pessoas não gostam da ideia de embrulhar as compras de Natal. Assim, publicite a oferta deste serviço gratuito.
Para evitar muita confusão dentro da loja, faça embrulhos bonitos e originais, mas simples e rápidos de fazer. Este tipo de serviço pode garantir-lhe um aumento das vendas.
Procure também alertar os seus colaboradores para que evitem o desperdício dos materiais de embrulho. Além de poupar dinheiro, estará também a incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis.
9. Contribua para uma causa solidária
As pessoas adoram ver – e contribuir para – o espírito natalício em ação. Pense em associar as vendas das compras de Natal a um donativo para uma instituição de solidariedade. Além de prestigiar a sua marca, esta atitude também poderá encorajar as pessoas a comprarem na sua loja, a fim de contribuírem para uma boa ação.
No fim de contas, o seu negócio estará também a contribuir e promover causas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.
10. Faça promoções
Durante o período das compras de Natal, ofereça descontos, dois artigos pelo preço de um, ou entregas gratuitas. As promoções que ajudam os consumidores a poupar podem atrair mais e novos clientes e aumentar as vendas de Natal.
Sendo provavelmente a melhor época do ano para o seu negócio, não arrisque e proteja-o. Com o seguro Empresas Multirrisco, a Tranquilidade pode garantir a proteção do imóvel, máquinas, mobiliário e das mercadorias. Neste Natal, assegure a alegria dos seus clientes – e a sua também!