Segundo informa o Conselho Europeu, todos os anos são desperdiçados, na União Europeia, 87,6 milhões de toneladas de alimentos, cerca de 173 kg por pessoa. Por isso, muitas famílias estão a tentar introduzir nas suas casas a cozinha Zero Desperdício. Descubra este modo de vida ecológico com algumas deliciosas receitas, e aprenda alguns truques para evitar desperdiçar comida e dinheiro.
O que é cozinhar com zero desperdício?
A cozinha Zero Desperdício integra-se na filosofia global do Movimento Zero Desperdício e é uma prática que evita o desperdício de comida, aproveitando as sobras para fazer outras refeições. Trata-se de uma abordagem que teve origem em épocas de escassez de alimentos, quando os nossos antepassados tinham mesmo de tirar o máximo partido de cada ingrediente. Atualmente, há mais abundância de alimentos, mas tentar reutilizar os ingredientes ajudará não só a preservar o ambiente como também a reduzir a fatura do supermercado.
A cozinha Zero Desperdício pode também ajudar a poupar tempo: por exemplo, pode aproveitar os pimentos que sobraram de uma ratatouille para preparar uma saborosa salada, misturando alface, pimentos fatiados, queijo de cabra e nozes.
A parte mais difícil desta filosofia é saber como reutilizar as sobras, por isso, partilhamos algumas ideias que podem ajudar:
Evite desperdiçar frutas e legumes
Por vezes, é difícil usar um pimento ou uma cebola inteiros e acabamos por guardar a outra metade no frigorífico que, na maior parte das vezes, acaba por se estragar sem chegar a ser utilizada. Para evitar que isso aconteça, corte os restos em pequenos cubos ou fatias finas e prepare um saboroso prato de vegetais salteados como acompanhamento de carne assada ou um bife.
E o que fazer com as cascas de batata? Faça um snack deliciosamente estaladiço, lavando-as bem e fritando-as. Pode também aproveitar a fruta que está quase a estragar-se, fazendo uma deliciosa compota para acompanhar, por exemplo, o pequeno-almoço.
Tire partido dos restos de carne ou peixe
Use os restos de carne assada para fazer uns deliciosos croquetes. Prepare um bom molho bechamel e junte-lhe os restos, passando depois o preparado em pão seco ralado. Desta forma, o evita deitar ao lixo o pão duro.
Para os mais pequenos, use restos de peixe para preparar um prato de massa, por exemplo, com pedaços de salmão e um molho cremoso. Pique cebola, refogue ligeiramente e adicione natas ou iogurte e um pouco de sumo de limão. Por fim, junte os restos de peixe e terá uma receita sem desperdício ótima para as crianças.
Vantagens da cozinha Zero Desperdício
É bom para o ambiente