Com um
seguro de saúde como o da Tranquilidade, poderá também, através do acesso à Rede de Bem-Estar, usufruir de serviços que contribuem para melhorar a sua qualidade de vida, tais como:
serviços de cessação tabágica, nutrição, ginásios/health clubs, termas, entre outros.
Se fuma ou bebe álcool frequentemente, talvez se questione se pode subscrever um seguro de saúde. Certamente acha que quem fuma e bebe excessivamente não consegue garantir determinadas coberturas, e a verdade é que quem não fuma ou bebe álcool tem uma maior facilidade em obter um seguro de saúde.
Provavelmente, essa proteção até terá um menor valor. No entanto, um fumador ou consumidor frequente de álcool pode contratar, sim, um seguro de saúde, apesar de as condições serem, provavelmente, adaptadas a essas circunstâncias.
Neste artigo, vamos mostrar-lhe de que modo consumir álcool e tabaco pode influenciar a sua saúde e o seu seguro.
De que modo o consumo de álcool influencia a saúde
O consumo de álcool elevado aumenta o risco de doenças não transmissíveis como:
- Doenças pulmonares e do aparelho locomotor, pancreatite;
- Diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares;
- Diferentes tipos de cancro, cirrose hepática, AVC isquémico, etc.
Estes fatores de risco associados ao álcool geralmente causam mais episódios de urgência médica e mais doenças. Por isso, uma pessoa que tenha um estilo de vida pouco saudável poderá utilizar o seguro com maior frequência, e esta é uma das razões pelas quais as seguradoras podem rejeitar a candidatura ao seguro de saúde.
De que forma o consumo de álcool influencia o seguro de saúde
Tudo depende da frequência com que bebe álcool. Se beber de vez em quando, a seguradora pode não considerar isso como um risco elevado. Contudo, se bebe várias vezes por dia ou por semana, a sua adesão poderá ser rejeitada ou ter um custo aumentado.
De que modo fumar influencia a saúde
Fumar pode provocar várias doenças como:
- Cancro oral, cancro do pulmão, baixa fertilidade;
- Doença Arterial Coronária, ossos mais fracos, aumento do risco de cataratas;
- Artrite Reumatoide, danos em vasos sanguíneos, etc.;
- Nas mulheres grávidas, aumenta o risco de nados-mortos, parto prematuro e gravidez ectópica, bem como síndrome de morte súbita do lactente e outros problemas.
Devido a estes fatores de risco, as seguradoras ou rejeitam propostas de adesão ou aumentam o valor do seguro.
De que modo fumar influencia o seguro de saúde
Ao preencher o formulário de adesão, terá de especificar os seus hábitos. Por exemplo, referir o tipo de tabaco que fuma e se o faz regularmente. Esta informação ajuda a determinar o seguro de saúde mais adequado e o preço.
De que forma é que os seguros de saúde são diferentes para fumadores e consumidores de álcool?
Além de afetar a sua saúde, fumar e beber pode ter um impacto no seu seguro de saúde, nomeadamente:
- Um valor mais alto: O risco de contrair as doenças mencionadas anteriormente é mais elevado. Logo, o preço do seguro poderá ser superior ao de não fumadores e não alcoólicos ou de quem bebe com moderação. Contudo, geralmente as seguradoras só aumentam o valor a pagar se um relatório médico confirmar que esse hábito está a afetar a saúde da pessoa segura. O melhor é contactar o seu mediador e informar-se convenientemente.
- Exclusões: Algumas seguradoras podem não questionar o seu estilo de vida, mas, em contrapartida, excluem totalmente a cobertura de doenças relacionadas com álcool ou tabaco. Leia atentamente as condições do seguro, antes de submeter o formulário de adesão.
Nunca minta acerca dos seus hábitos de tabaco e álcool no formulário de adesão
Se fuma ou bebe, não omita esta informação no formulário de proposta de seguro. Dar informações falsas poderá causar-lhe problemas durante a regularização de sinistros. Se, quando participar um sinistro, o agente de seguros tiver suspeitas, poderá ser aberta uma investigação acerca da razão que deu origem ao problema de saúde. Se a sua condição de saúde está relacionada com o facto de fumar ou beber, e não tiver mencionado isso, a sua participação de sinistro pode ser rejeitada. Como resultado, terá de suportar as despesas de saúde e o agente de seguros poderá agir legalmente, por ter dado informações incorretas.
Os fumadores e alcoólicos não devem ter seguro?
Se é fumador ou bebe álcool regularmente, poderá estar a perguntar-se se o melhor é não ter um seguro de saúde. A resposta é: não fique desprotegido. Deve garantir que tem um seguro de saúde, mesmo que tenha de pagar um valor mais alto.
Não é demais relembrar que quem deixa de fumar e de beber com regularidade sente os efeitos benéficos em pouco tempo - por exemplo, uma atividade que o costumava cansar deixa de ter esse efeito.
A saúde é um dos nossos bens mais preciosos e o
seguro de saúde da Tranquilidade protege o seu bem-estar. Cuide de si, adote um estilo de vida saudável e escolha o seguro que melhor se adequa à sua vida.