PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Qual a sua mentalidade financeira? Faça o teste!

Já alguma vez refletiu sobre a sua relação com o dinheiro – como o gasta, poupa ou investe? E já se apercebeu de que ela pode ser diferente, relativamente às das outras pessoas que conhece?

Se assim for, deve ter reparado que existe uma enorme variação na "mentalidade financeira" das pessoas, no que respeita ao dinheiro. Se oferecermos 1000 euros a 10 pessoas, cada uma delas irá lidar com essa oferta inesperada de uma forma diferente. E esta reação não é apenas moldada pela quantidade de dinheiro que já têm no banco; é fortemente influenciada pelos seus valores e prioridades.

Enquanto algumas pessoas se focam em ambições futuras, a motivação de outras é viver o momento. Algumas são cautelosas em relação ao que gastam e planeiam com todo o detalhe as suas compras, outras adoram tomar decisões de compra espontâneas.


O que é a mentalidade financeira?


mindset financeiro, ou mentalidade financeira, refere-se à forma como uma pessoa pensa, percebe e age em relação ao dinheiro e às finanças pessoais. Compõe-se de atitudes, hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro, que podem ter um grande impacto na maneira como alguém gere as suas finanças e alcança os seus objetivos financeiros.

Alcançar o "bem-estar" financeiro é diferente para cada um. Não tem que ver com quando ou como se alcançam os marcos "tradicionais" da vida, como a compra de um carro ou de uma casa. Tem sobretudo que ver com a sensação de conforto e segurança de ter conseguido alinhar a situação financeira com as prioridades, ambições e valores pessoais. E, perante o panorama de incerteza económica e climática, saber como o conseguir é mais importante do que nunca.

Compreender a sua "mentalidade financeira" permite-lhe identificar os pontos fortes e fracos da sua relação com o dinheiro. Também permite desenvolver a inteligência financeira necessária para conseguir implementar estratégias, relativamente aos seus comportamentos e hábitos, e definir objetivos financeiros claros e realizáveis.

Uma mentalidade financeira positiva e proativa é fundamental para alcançar a estabilidade, a segurança e a realização de objetivos financeiros ao longo da vida. Conheça os Produtos Financeiros da Generali Tranquilidade e veja como proteger – e aumentar – as suas poupanças de uma forma tranquila e segura. 

Continue a ler para saber mais sobre as diferentes mentalidades financeiras e descubra qual é a sua, com a ajuda do nosso teste interativo que vai encontrar no final do artigo! 


Que atitudes influenciam a mentalidade financeira?

A sua mentalidade financeira é influenciada por diferentes atitudes e valores, que se encontram interligados e, frequentemente, alinhados. Porém, também podem existir contradições, pelo que é importante refletir sobre cada um dos fatores. Enumeramos, a seguir, alguns dos principais fatores que influenciam o mindset financeiro das pessoas. 


Abordagem às despesas e à poupança


A forma como as pessoas se sentem ao gastar o seu dinheiro está ligada às suas prioridades e ambições. Pode ser alguém com uma vida social vibrante que valoriza viver o momento, ser uma pessoa mais propensa a sentir-se culpada pelas despesas que faz, ou alguém que encontra conforto em acumular poupanças.

Talvez possa ter sofrido dificuldades financeiras durante os seus anos de formação e esteja a tentar evitar a mesma experiência, ou esteja a procurar equilibrar a vida profissional e pessoal e vê as despesas como um compromisso entre poupar e investir para o futuro.

 

Produtos Financeiros Generali Tranquilidade

– Defina os seus objetivos

– Faça crescer as suas poupanças

– Viva um futuro mais próximo dos seus sonhos

 

Escolha uma das ofertas de investimento que preparámos para aumentar o património.

 
promo-produtos-financeiros

Abordagem ao planeamento financeiro


Tem um plano de carreira a cinco anos ou uma ideia exata de quando e como quer atingir determinados objetivos de vida? Ou aproveita as oportunidades à medida que surgem e está disponível para descobrir para onde a vida o vai conduzir?

Pode estar a tentar definir e cumprir um plano, mas não sabe por onde começar ou, simplesmente, ainda não teve tempo.

A sua abordagem ao planeamento financeiro é uma componente importante da inteligência financeira. Independentemente de já ter um plano, estar a pensar criá-lo ou achar a ideia complexa.  


Abordagem à orçamentação


Se as incertezas do mercado de trabalho ou da economia são uma preocupação, ter uma ideia clara das suas entradas e saídas de dinheiro pode ajudar a evitar preocupações com a estabilidade financeira, a longo prazo. Tal como a forma como pode poupar ou adaptar-se, se necessário.

Por outro lado, se tem uma abordagem mais despreocupada e gosta de se adaptar às situações à medida que estas se alteram, então, a sua atitude relativamente ao controlo das finanças é, provavelmente, mais descontraída.
 

 

Sensibilidade ao risco


A ideia de comprar um bilhete só de ida para um destino longínquo, sem ter um plano sobre o que irá fazer lá, é entusiasmante ou assustadora? Achar estimulantes as incertezas ou, pelo contrário, valorizar o conforto e a estabilidade, são características que vão influenciar a sua abordagem ao planeamento financeiro, e também a forma como investe, ou não, o seu dinheiro.

 


Qual é a sua mentalidade financeira? 


Agora que sabe melhor o que determina a mentalidade financeira, está na altura de descobrir a sua! 

Clique na imagem e faça o teste:

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

PRODUTOS FINANCEIROS

 

Escolha o seu caminho de poupança e de investimento

Saber Mais
Vida-Tranquila-Horizontal-Logo

GUIA DE GESTÃO FINANCEIRA E BANCÁRIA PARA O INÍCIO DA VIDA EM CASAL

Saber Mais
Casal a sorrir sentado num sofá cinza claro a ler vários documentos.