3. Quais as profissões com mais oportunidades de emprego em Portugal?
As tendências do mercado de trabalho em Portugal revelam-nos algumas áreas com mais oportunidades de emprego. Vejamos as que se encontram no topo, também segundo a Brighter Future:
Um profissional desta área precisa de ter um bom pensamento analítico. O seu objetivo é conceber e implementar propostas e planos para melhorar esses mesmos sistemas de informação.
A maior parte dos profissionais desta área tira uma licenciatura em Informática ou em Engenharia e Técnicas Afins.
Esta profissão requer pensamento analítico, atenção ao detalhe e capacidade de inovação. Um programador desenvolve, testa e faz a manutenção de soluções de software.
Os cursos universitários mais adequados a esta área são Informática ou Engenharia e Técnicas Afins.
-
Engenheiro Biomédico, de Engenhos Explosivos, de Salvamento Marítimo, de Materiais, Óticos e de Segurança
Estes profissionais dedicam-se à investigação, bem como à conceção e ao desenvolvimento de procedimentos, sistemas e produtos para a respetiva área de engenharia. Neste contexto, o pensamento analítico é uma das qualidades que devem ter.
A maior parte dos profissionais desta área tiram uma licenciatura em Engenharia e Técnicas Afins.
-
Especialista em Publicidade e Marketing
Este profissional desenvolve e gere campanhas. Procura atrair novos clientes, mantendo os que já possui. Mantém-se a par, analisa e verifica o sucesso das campanhas que concebe e/ou dirige. A maior parte destes profissionais tiram uma licenciatura na área das Ciências Empresariais.
Não te esqueças de que, na escolha de um curso, é crucial ter em conta as aptidões, os interesses e as preferências pessoais. Antes de decidires, tenta encontrar um equilíbrio entre as áreas com maior empregabilidade em Portugal e a satisfação que o exercício dessas profissões te poderia trazer.
4. Os perfis digitais mais procurados em Portugal
As novas tecnologias causaram grandes alterações no mercado de trabalho português. Qualquer empresa que queira sobreviver sabe que a adaptação digital é vital. Isto requer, obviamente, profissionais com competências digitais.
Eis as profissões digitais com mais oportunidades de emprego, em Portugal:
- Diretor ou gestor de marketing online. Define a estratégia digital de uma empresa;
- Especialista em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Motores de Pesquisa). Tem como funções principais implementar técnicas para tornar os produtos e conteúdos da empresa mais visíveis, nos motores de busca;
- Especialista em campanhas de meios pagos. Implementa campanhas pagas em canais digitais como o Google, o Facebook, o Instagram e o TikTok;
- Copywriter. Escreve textos para apresentar produtos e serviços, da forma mais persuasiva possível, ao cliente;
- Web designers. Sempre muito procurados! Concebem e atualizam os sites das empresas;
- Designers de aplicações e de software. Responsáveis pela construção de aplicações e pela conceção da arquitetura do software;
- Gestor de usabilidade ou UX (User Experience, ou Experiência do Utilizador). Nesta profissão recente, procura-se antecipar a forma como o cliente pensa, atua e interage com a empresa, trabalhando para que os conteúdos, produtos e serviços sejam interessantes para o cliente, confortáveis e fáceis de interagir.
Será fundamental dispores de energia e de entrega para levares o teu objetivo até ao fim – e mais além! Isto é, a conquista do emprego com que sonhas e de uma carreira profissional bem-sucedida.
Se tens o Seguro Vida + Cool, então, já contas com a proteção de que precisas, para uma vida de estudante ativa e tranquila!
Se não… por que esperas? Este seguro é direcionado aos jovens adultos a partir dos 18 anos e garante proteção àqueles que praticam desporto de forma amadora e, ainda, apoio financeiro em situações de invalidez.
A partir de 7,5€ por mês. Connosco, é tranquilo.