Por isso, faça um esforço e liquide todas as dívidas que tem, assim que conseguir. Este é um dos primeiros passos a dar para que comece a poupar efetivamente.
Como poupar dinheiro para um fundo de emergência
De certeza que esta dica não lhe é desconhecida, pois já foi referida neste blogue mais do que uma vez. A criação de um fundo de emergência é um dos passos mais importantes para quem quer poupar dinheiro, independentemente do objetivo.
É aquele dinheiro que põe de lado e do qual se pode valer em caso de uma emergência, sem pôr em causa a poupança destinada à concretização dos seus objetivos de vida.
Os tipos de emergência dependem das circunstâncias individuais de cada um. Por exemplo, se tem um carro ou uma casa, poderá precisar de recorrer ao fundo de emergência para pagar qualquer reparação inesperada e evitar contrair novas dívidas.
Também o pode usar para substituir temporariamente os seus rendimentos, caso não possa trabalhar durante algum tempo. Em particular, se for trabalhador por conta própria.
As perguntas que deve fazer a si próprio podem incluir:
1. Qual é a maior despesa de reparação que poderei ter de pagar?
2. Quantos meses de rendimento preciso de amealhar para o caso de ser despedido ou se o meu trabalho por conta própria deixar de ser rentável?
3. Qual a probabilidade de ter de pagar uma despesa de cuidados de saúde?
As respostas a estas perguntas vão dar-lhe uma noção da quantia a ter no fundo de emergência. Uma vez estabelecido o objetivo, abra uma conta-poupança específica para este fim. Depois, utilizando o sistema de orçamentação que já lhe aconselhámos a introduzir, decida quanto pode pôr de lado todos os meses.
Por fim, ative uma transferência mensal automatizada da quantia a poupar, da sua conta principal para a conta-poupança.
A palavra-chave, neste caso, é "emergência". Se achar que pode vir a mexer no seu fundo de emergência só porque sim, defenda-se dos momentos de fraqueza. Por exemplo, abra a conta do fundo de emergência num banco diferente, sem acesso pela plataforma bancária online habitual.
Ou peça a alguém de confiança para ser cossignatário da conta, para que não possa levantar dinheiro sem a sua aprovação.
Como poupar dinheiro através do investimento
Ter um fundo de emergência consolidado é essencial para poder começar a poupar dinheiro. Mas imagine que recebe um rendimento extra (via participação de resultados na sua empresa, doação ou herança)?
É a oportunidade perfeita para aderir ao Investimento Protegido da Tranquilidade. Como o montante é distribuído em duas componentes – garantida, com uma taxa garantida associada, e variável protegida, cujo capital é investido num fundo de investimento – não só poupa dinheiro como o pode rentabilizar. Precisa apenas de um capital inicial de 1000 euros, mas ao longo do período de contrato de 8 anos e um dia, pode reforçar o seu investimento com entregas adicionais mínimas de 250€, que estão isentas de comissões.
Tal como dissemos na introdução deste artigo, com disciplina e determinação, estará mais próximo de reunir o capital de que precisa. Complemente estas dicas com a nossa proposta para investir o seu dinheiro de forma segura.