A compra e venda de carros entre particulares é uma prática bastante comum. De tal forma, que abundam os sites onde é possível anunciar a venda particular e existem até plataformas exclusivamente com esse propósito. O “passa-palavra” de alguém que quer vender ou comprar um carro é outra forma de divulgar este tipo de negócio.
Normalmente, entre particulares o negócio é mais rápido, mais fácil (menos burocrático) e, muitas vezes, mais em conta.
Contudo, a compra e venda de carros entre particulares não está isenta de riscos. Entre os mais graves está a possibilidade de ser enganado no momento do pagamento ou de comprar “gato por lebre”. Assim, seja cauteloso e garanta que o seu negócio chega a bom porto.
Cuidados a ter na compra e venda de carros entre particulares:
Cuidados a ter com o anúncio
Comprador:
Pesquise em sites fidedignos. Quando fizer a pesquisa, saiba já quanto pretende gastar e, de preferência, marcas e determinadas características, como o ano e a quilometragem. Estabelecer antecipadamente estes limites pode fazê-lo poupar muito tempo e indecisões.
"Amigos, amigos, negócios à parte". Este velho ditado pode ser de grande utilidade na compra e venda de carros entre particulares. Por outras palavras, se estiver a pensar em comprar um carro de um amigo ou familiar, não deixe que a relação de proximidade interfira com o negócio.
Vendedor:
Escolha bem onde vai anunciar. Anunciar a venda em sites fidedignos não protege só o comprador. Também protege o vendedor e a sua reputação.
Saiba como anunciar. Identifique o modelo, ano, quilometragem, estado geral. Ponha fotografias do interior e do exterior, pois os anúncios com fotografias são mais vistos. Não se esqueça de colocar o seu contacto – ele é fundamental para o processo avançar.
Atenção: Se tiver um anúncio da venda no próprio carro, não estacione num parque ou zona de estacionamento. É proibido estacionar veículos com publicidade de qualquer natureza.
Cuidados a ter com o veículo
Comprador:
Submeta o veículo a um exame rigoroso – Analise o veículo do ponto de vista mecânico (motor, travões, luzes, embraiagem, caixa de velocidade, pneus, etc.) e da carroçaria (pintura, sinais de desgaste, ferrugem).
Faça um test drive e, se possível, vá ver o carro acompanhado por um mecânico de automóveis. Verifique ainda o interior, se os vidros funcionam, se os cintos de segurança estão bem, etc. Para saber mais sobre a verificação do veículo, leia o nosso artigo: Cuidados ao comprar um carro usado – sobre o veículo.
Na compra e venda de carros entre particulares, estes cuidados são ainda mais importantes. Afinal, pode não saber quem é o vendedor, a forma como o veículo foi tratado enquanto esteve noutras mãos, e não existe uma instituição na retaguarda a que possa recorrer após a conclusão do negócio.
Vendedor:
Prepare o carro para um exame rigoroso – Lave o carro por dentro e por fora e, se necessário, substitua os tapetes. Afinal de contas, a primeira impressão pode ser fundamental e um carro sujo ou pouco cuidado não conquista ninguém.
Considere levar o carro a uma oficina para verificar se há algum problema e corrigi-lo. Desse modo, não terá nada a temer.
Não se oponha a um test drive, mas acompanhe o possível comprador. Por uma questão de segurança e para responder a perguntas que possam surgir.