O maior motivo para se comprar um carro usado é o preço. A compra de um carro em segunda mão torna possível ter o tal automóvel da marca e modelo que queria, a um preço mais baixo.
Contudo, a recente crise de escassez dos semicondutores ou “chips”, ao afetar (também) a indústria automóvel, contribuiu para o aumento da procura de carros usados e dos preços. No final do ano passado, a estimativa de aumento estava na ordem dos 10%. Infelizmente, não ficou por aí.
Em meados de setembro de 2022, Roberto Gaspar, secretário-geral da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel), afirmava que o aumento era já de 20%.
Assim, mais do que nunca, antes de comprar um carro usado, aja com cuidado, analise o mercado, o veículo e toda a documentação necessária. De acordo com um estudo, desenvolvido pelo clube automóvel alemão e maior serviço de assistência da Europa (ADAC), 109 modelos de carros sofreram 3,4 milhões de avarias, em 2020. Este estudo procura facilitar, ao consumidor, a escolha da marca e modelo do carro.
Neste artigo, damos alguns conselhos sobre o que verificar antes de comprar um carro usado, do ponto de vista das condições físicas e do motor. No artigo Cuidados ao comprar um carro usado – sobre a documentação, irá encontrar os cuidados a ter do ponto de vista documental e legal.