Sabe o que compõe a ração que dá ao seu animal de estimação? O aumento da oferta de petiscos veganos para cães, rações sem glúten para gatos, e outras sugestões, pode tornar confuso saber o que é melhor para os nossos animais de estimação. Neste artigo, analisamos estas novas tendências alimentares e oferecemos algumas dicas fáceis que podem ajudar a preparar, em casa, comida saudável e nutritiva para os seus animais.
Sem carne?
Embora as dietas vegana e vegetariana sejam cada vez mais populares, habitualmente não contêm os nutrientes suficientes para os cães e os gatos. Neste artigo, a Associação Vegetariana Portuguesa esclarece o seu ponto de vista, tanto em relação às necessidades nutritivas dos cães e dos gatos, como em relação à opção por uma dieta vegana ou vegetariana.
Qual o tamanho das porções?
O tipo de dieta e o tamanho das porções dependerão da raça do animal e da sua atividade, por isso, se não tiver a certeza, o melhor é aconselhar-se com um veterinário. Dado que os gatos são carnívoros e os cães omnívoros, as necessidades nutricionais destas duas espécies são diferentes. Assim, a dieta do gato deve ser mais rica em proteínas e carnes do que a dos cães. Porém, apesar disso, os gatos também podem comer cereais e vegetais. Para ambas espécies, a carne, o peixe e os ovos são boas fontes de nutrição, assim como vegetais de folha verde e legumes como a batata, a abóbora e as leguminosas.
Os vegetais crus devem ser primeiro reduzidos a puré e alguns cereais podem causar inflamação, por isso, tente introduzi-los pouco a pouco. Tenha cuidado com os restos da comida que confeciona para si, pois podem conter demasiado sal ou ser demasiado ricos em proteínas, embora um pedaço de frango cozido seja aceitável como petisco ocasional.
Cozinhar para o seu animal de estimação
Se está a pensar preparar em casa a comida do seu animal, comece com uma combinação de carne, vegetais e hidratos de carbono integrais para os cães. Pode ser, por exemplo, um prato de carne de peru picada, arroz integral, espinafres e curgete cozidos. No caso dos gatos, o melhor é compor uma mistura de proteínas de carne, hidratos de carbono, fibras e gordura. Com salmão, ervilhas, batata-doce cozida, e uma pequena porção de óleo de peixe poderá preparar um prato saboroso e nutritivo para o seu gato! A adição de suplementos vitamínicos ou de cálcio também pode ser uma boa ideia, e contemple substituir as recompensas como biscoitos processados por pequenas porções de carne magra ou vegetais.
O que deve evitar