Após um período em que a taxa de poupança dos portugueses cresceu, em 2022 voltou a descer fixando-se em 8,2%, no final do mês de agosto. As circunstâncias económicas atuais, como a inflação crescente e a maior subida de sempre nas taxas de juros pelo BCE são os grandes responsáveis por essa inversão.
Porém, poupar é muito importante e os portugueses estão bem cientes disso, pois de acordo com o jornal ECO, 49% dos consumidores admitem fazer um esforço adicional de poupança.
Segundo o Banco de Portugal, em julho de 2022 o montante em depósitos a prazo de particulares foi de 3854 milhões de euros. Esse montante pode impressionar, mas quanto rendem estes produtos? Em junho de 2022 a taxa de juro médio para depósitos a prazo até um ano estava em 0,09%. Além disso, quando desmobilizar o depósito e for liquidada a remuneração devida, sobre a mesma será cobrada uma taxa liberatória de 28%. Conclusão: estes produtos financeiros rendem pouco.
Para que as suas poupanças – tantas vezes reunidas à custa de bastantes sacrifícios – possam multiplicar-se, devem ser aplicadas e não apenas “guardadas”. Veja as nossas dicas e cuidados para criar e aplicar as poupanças.
1. Desenvolva a sua literacia financeira para saber aplicar as poupanças
Qualquer adulto deve ter, pelo menos, um nível básico de literacia financeira e procurar desenvolvê-lo. Desse modo compreenderá os assuntos relacionados com o dinheiro e a sua gestão, o sistema bancário, a poupança e o investimento. Só assim poderá tomar decisões conscientes.
Antes de avançar com qualquer investimento onde vai aplicar as poupanças, deve conhecer as suas características, a forma como funciona, o risco e outras especificidades do produto em que vai investir.
Se não se sente habilitado para tomar decisões, ou se tem dúvidas, aconselhe-se junto de quem sabe e, sobretudo, junto de instituições credibilizadas.
2. Reúna o capital
Para poder aplicar as poupanças tem de as possuir, reunindo o capital a investir. É esse o primeiro passo de qualquer investimento. E, para isso, tem de saber poupar.